sábado, 18 de agosto de 2012

As Cortinas de Tecido em Ambientes


A cortina de tecido é um dos elementos mais antigos e clássicos da decoração de um ambiente. Usada com o tecido apropriado, elas reduzem o ruído vindo do exterior, amenizam a insolação tão característica de nossa cidade e dão aconchego ao ambiente.
Mas como escolher uma cortina que se adeque ao seu ambiente?
A primeira coisa a fazer é observar a janela ou porta (de correr, pivotante, de abrir, basculante, guilhotina, de canto, etc) em que ela será colocada e analisar qual tipo de cortina se adequa melhor a ela. Tem que observar se a cortina não atrapalhará a abertura, se as ferragens podem funcionar tranquilamente, e se não tem nenhum obstáculo para a sua instalação e utilização.

Outro item a considerar é o tipo de tecido para a confecção da cortina.  Tecidos como cetins, sedas e brocados são mais indicados para ambientes mais suntuosos com cortinas mais cheias.  Os tecidos finos como algodões, linhos e voils, possuem um uso basicamente decorativo pois não são muito eficientes para bloquear a luminosidade e para interferir na acústica, porém se usados com Blackouts passam a ter essas duas funções com eficiência. Os rendados também são mais decorativos e são utilizados em ambientes mais românticos. Os linhos tramados, brim e veludos, ao contrário dos tecidos mais leves, servem justamente para isolar bem o ambiente de seu exterior e aquecê-lo.









                                                                                                                  
Outro importante ítem a considerar é o acessório. Atualmente existe uma grande variedade de varões, trilhos e ferragens para os diversos modelos de cortinas. Bandôs, chalés, braçadeiras e botões dão os acabamentos finais. Lembrando também do modo operacional para instalação que precisam ser pensados com antecedência, como cortineiros feitos de sanca ou embutidos no forro de gesso. 
Bandô
Hoje em dia tem-se incrementado ainda mais as cortinas com detalhes no próprio corpo do tecido, bainhas diferentes, pregas, franjas, cortinas bordadas com contas, miçangas, sementes, apliques para se colocar flores e outros detalhes que podem dar um diferencial e um toque pessoal.
                 
Escolha o tipo de cortina que mais combina com sua esquadria e mãos a obra!

Um comentário: