sábado, 18 de agosto de 2012

Cores nos ambientes 2: o azul, o violeta e o roxo

O Azul:
Como qualquer cor, o azul possui muitos tons diferentes, que podem deixá-lo em “climas” bem diferentes: mais alegre ou mais sóbrio, mais adulto ou mais infantil, mais elegante ou mais descontraído.
Ele está ligado à lealdade, à responsabilidade e ao respeito.
 
Azuis em tons pastéis acalmam e aumentam visualmente os ambientes, pois refletem grande quantidade de luz. O uso dele é ideal em ambientes para relaxar ou em dormitórios.
  
Os tons esverdeados aliviam o estresse e a tensão, podendo ser aplicados em locais de trabalho. Ajudam a acalmar  a comunicação e a fala entre as pessoas, sendo interessantes para salas de reuniões. São repousantes, relaxantes e exóticos e podem ser também ligeiramente estimulantes.
  
Tons escuros e acinzentados podem induzir à introspecção e à tristeza.
Usado em demasia pode estimular a indiferença das pessoas.

Do violeta ao roxo:
Essas tonalidades estão ligadas à intuição, à sensibilidade, à sofisticação, à espiritualidade e ajudam no desenvolvimento da percepção.
O tom violeta estimula o lado artístico das pessoas, desperta o intelecto e também o misticismo. Em gradações mais fortes podem até deprimir.
Os tons escuros e fortes podem ajudar a criar uma atmosfera de refúgio e introspecção. Os violetas claros podem desencorajar o trabalho físico
Em tons mais claros, também simboliza a calma. Por ser uma cor tranquila e delicada, a cor lavanda ajuda a elevar a autoestima, sendo, portanto interessante em closets e sala de vestir.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário