sábado, 18 de agosto de 2012

Cores nos ambientes 3: Vermelho e Laranja


O Vermelho:
A cor vermelha nos sugere paixão e intensidade. Significa vitória e sensualidade. No entanto, quando em excesso, torna-se um tom agressivo.
No entanto não é a cor ideal para ambientes onde as pessoas permanecerão por longo período de tempo.
É uma cor que tem bastante energia. Faz a pessoa se sentir intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Todos nós precisamos de um pouco de vermelho em nossa aura para motivar-nos. Seus tons e matizes sugerem muitas características. Desde a determinação e vontade de cuidar dos outros à insensibilidade, violência e egoísmo. Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo. Para isso, devemos usar o verde, o amarelo-dourado que significa sabedoria ou o azul, que vai esfriar um pouco o vermelho. Locais como teatros, restaurantes, bares e cassinos podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo.
Tons fortes de vermelho em ambientes pequenos podem torna-lo claustrofóbicos.
Por ser uma cor quente ela não é tão apreciada pela a maioria das pessoas. Pode ser usada em salas de estar, em detalhes ou para valorizar uma parede.
Tons de rosa são femininos e podem estimular o afeto e a comunicação entre as pessoas. Os tons mais quentes evitam a apatia e podem ser utilizados em objetos para aquecer um ambiente frio.
A cor Magenta é viva e dramática. Encoraja a introspecção e ajuda a induzir mudanças.
O Laranja 
A cor laranja nos sugere Fartura e vigor. Impulsiona a energia e a criatividade e intensifica a impressão de calor.
Em ambientes, o tom desperta o apetite, a descoberta e o desenvolvimento da criatividade bem como ajuda a amenizar a dificuldade de comunicação. Traz aconchego, as pessoas que entram num ambiente com tons alaranjados tendem a se sentir acolhidas.
Ajuda a pessoa a despertar seu potencial, defender seu próprio ponto de vista e ser mais confiante.
É uma cor de grande vitalidade e pode ser usada em lanchonetes, restaurantes, etc.
O laranja-escuro deve ser usado com moderação, pois pode causar uma sensação de desamparo e insegurança.
O laranja-claro proporciona uma sensação de conforto, alegria e expressividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário